NATUREZA EM TRANSFORMAÇÃO

DESCOBRE-A NA TUA REGIÃO

Biodiversidade é...

O termo biodiversidade é sinónimo de diversidade biológica

Biodiversidade não é apenas (por exemplo, o Tigre da Sibéria ou o Panda, espécies reconhecidas como ícones de espécies em perigo de extinção) mas também inclui, por exemplo, os microorganismos. Biodiversidade é tudo o que está em nosso redor; e nós somos parte dela. Desde as diferentes espécies que vivem na Terra; incluindo animais, plantas, vegetais, fungos, algas, bactérias e mesmo vírus e o Homem, passando pelas diferenças entre indivíduos da mesma espécie - diferenças no tamanho, na forma, na cor, etc; Até aos diferentes ecossistemas que são um sistema de organismos vivos que interagem entre si e com o meio físico onde estão inseridos. A Biodiversidae é a unidade funcional da Biosfera (por exemplo, uma floresta, uma pastagem, um rio, um recife de coral, uma terra agrícola, um parque urbano, etc) 
Onde há biodiversidade?

A Biodiversidade está por todo o lado, até mesmo no teu quintal

NO MUNDO

A Biodiversidade está por todo o lado, até mesmo no teu quintal. No entanto, há lugares na Terra que são biológicamente mais ricos e que estão profundamente ameaçados. Para o nosso próprio bem, temos de trabalhar para os proteger.

EM PORTUGAL

Em Portugal temos o Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC), que integra as várias áreas nucleares de conservação da natureza e da biodiversidade 

NA REGIÃO

A região (Trás-os-Montes), é muito rica em biodiversidade, com várias áreas importantes para a conservação da natureza e da biodiversidade enquadradas no Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC).

Biodiversidade sob ameaça

Estamos a perder espécies e serviços do escossistema a um ritmo nunca "visto" na história da terra

O QUE ESTÁ A ACONTECER ?

Do resultado da atividade humana, estima-se que estejamos a perder espécies a uma velocidade 1000 a 10.000 vezes superior às taxas normais

SINAIS DE ALERTA

O caso do desaparecimento das abelhas é um testemunho visível que ilustra bem a importância...

AS PRINCIPAIS CAUSAS:

Todo o impacte na biodiversidade resulta da atividade humana para satisfazer as necessidades...

Preservar a biodiversidade

São simples comportamentos que podem fazer a diferença

COMO AGIR?

Cada um nós contribui inevitavelmente para as emissões de gases de efeito estufa que estão causando a alterações climáticas. Para reduzir, direta ou indiretamente, a tua Pegada Ecológica é fundamental adotar comportamentos mais amigos do ambiente que permitam reduzira quantidade de recursos necessários às nossas atividades do quotidiano.